Programa ubuntu
O programa Ubuntu nasceu de uma conversa informal que gerou o questionamento: Como pode ser tão difícil ter um tempo para a gente depois que nossos filhos nasceram? Com essa pergunta na cabeça, o Instituto DiverCidades criou encontros para debates sobre o assunto.
Essa organização gerou aprendizados que resultaram em um conjunto de projetos que, congregados, formam o Programa Ubuntu, onde refletimos questões como clima e meio ambiente, cuidados, saúde, geração de renda e empreendedorismo, tendo como base e protagonistas destes diálogos mulheres, mães periféricas, negras, indígenas etc.
São espaços de formação que entendem as complexidades de mulheres/mães periféricas e que proporcionam acolhimento socioemocional, cuidado e saúde física e mental para mulheres, seus filhos e companheiros, alimentação, acessos a políticas públicas, ócio, lazer e um tempo de qualidade para quem já não tem mais esperança de o ter. É um lugar onde mães periféricas podem voltar a acessar o Direito de Sonhar!
Projeto Ubuntu que tem como objetivo acolher e proporcionar lazer e ócio para as mães, mulheres negras, indígenas e empreendedoras que sentem a ausência de espaços de formação e qualificação que entendam a complexidade desse grupo. São oferecidas oficinas de cuidados e saúde mental, saúde preventiva da mulher, orientação sobre direitos e violências de gênero, acolhimento, apoio ao empreendedorismo, lazer e trocas culturais. Além do atendimento a essas mulheres, os seus filhos podem participar de oficinas infantis e berçário e durante o período do evento.