loader image

Nosso Blog, nossa voz.

Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha

 

No dia 25 de Julho celebramos o Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha. No Brasil também é data para reverenciar a  líder quilombola Tereza de Benguela. Conheça cinco mulheres afro-latinas que são lideranças em movimentos populares ou em organizações da sociedade civil.

 

Maria Clara Araújo dos Passos – @afrotranscendente: Mestranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e cursando a Especialización y Curso Internacional en Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeos pela CLACSO/FLACSO. Atualmente é assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo onde faz parte da Mandata Quilombo da Deputada Erica Malunguinho, em articulação com os movimentos de mulheres e LGBTQIA+. Desde 2019 tem coordenado a Frente Parlamentar Em Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Assembleia Legislativa de São Paulo, um espaço político-pedagógico que tem entre seus objetivos o fomento de políticas públicas para a população LGBTQIA+ paulista nas áreas da Saúde, Educação, Trabalho, Moradia, Arte e Cultura. Em breve, Maria Clara lançará o livro Pedagogias das Travestilidades em que documenta a luta do Movimento de Travestis e Mulheres Transexuais no Brasil.


 

Janvieve Williams Comrie – @jwpanama: vive entre o Panamá e o Bronx, é Diretora Executiva da AfroResistence, uma organização que visa educar e organizar para os direitos humanos, a democracia e a justiça racial nas Américas. Janvieve é planejadora e estrategista com o compromisso de ajudar na construção de movimentos sociais por justiça racial e direitos humanos. Também faz parte do corpo docente da New York University Wagner Graduate School of Public Service e da The New School.


 

Marry Ferreira – @marrylferreira: é brasileira situada em Nova York, onde é Coordenadora e Co-Fundadora do Kilomba Collective – um coletivo de mulheres negras brasileiras nos Estados Unidos. Marry é Mestre em Public Media pela Fordham University e jornalista pela Universidade Federal Fluminense. Seu trabalho é focado principalmente em Comunicação e Advocacy.

 


 

Dash Harris Machado – @diasporadash: é do Panama, produtora multimídia, doula, Apetebí e facilitadora. Ela é co-fundadora da AfroLatinx Travel, e facilita aulas sobre História da América Latina Negra. Dash também é o produtora de NEGRO: A docu-série sobre identidade latina, explorando a classe, raça e cor entre os latinos.

 


 

Juliane Cintra: @julicintraoliveira: é Coordenadora Institucional – das unidades de Eventos, Comunicação e Tecnologia – da Ação Educativa, entidade que atua com formação de educadores, de jovens e agentes culturais, na produção de materiais didáticos e metodologias participativas e na difusão cultural; pesquisa, informação e mobilização social nas áreas de cultura, educação e juventude. Juliane também em representações institucionais e integra a Diretoria Executiva da Abong – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns.

Comentários

2022 - Instituto DiverCidades - São Paulo (SP) - Brasil - Tel: +55 (11) 2667-1127 - Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress