loader image

Nosso Blog, nossa voz.

Cinco podcasts que o DiverCidades indica

 

O podcast tem sido um importante formato para disseminar e compartilhar conhecimento, pontos de vista, enfim conteúdos em suas variadas possibilidades. Além daquela boa vantagem de poder ouvir enquanto faz outras atividades, como no transporte público ou realizando alguma tarefa de casa ou do trabalho. Pensando nisso, O Instituto DiverCidades indica abaixo cinco podcasts para você conhecer ou ouvir novamente.

 

Rap Falando: é um canal no Youtube que trata da cena do Rap com entrevistas, coberturas de eventos entre outras coisas. Desde março de 2021 o “Rap falando: Podcast” tem sido produzido pelo grupo e já conta com duas temporadas e mais de 40 episódios. Se quiser começar por um episódio específico, veja o papo com o Chavoso da USP. 

 


 

Olhares: O Podcast Olhares apresenta diversos pontos de vista a respeito do Feminismo. O objetivo é atribuir novosdiferentes olhares sobre as mulheres, suas lutas, participações sociais, ações afirmativas e conquistas. Episódios que indicamos: Olhares #087 Feminismo anticapacitista, Olhares #081 Transfeminismo, Olhares #075 AZMina e o aplicativo Penhas e o Olhares #072 Bem viver e  feminismo decolonial.  

 


 

Mano a Mano: o podcast tem como anfitrião apenas o grande Mano Brown. A proposta é ampliar o debate trazendo diversidade de ideias e pensamentos com profundidade e respeito. Os episódios trazem assuntos importantes, interessantes, relatos inéditos e controversos com diversos convidados.

Nossa dica de episódio é o da Sueli Carneiro. A intelectual é uma das maiores referências do movimento negro do Brasil. Mano e Sueli conversaram sobre sociedade, racismo, rap no Brasil, movimento negro e muita visão de futuro. Prepare o caderno e a caneta para anotar tudo pois a griot Sueli deu verdadeiras aulas. 


 

PodOcupá: O PodOcupá é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). No podcast são discutidas diversas temáticas relacionadas ao contexto dos trabalhadores, direitos, moradia, políticas públicas, papel dos governantes e assim por diante. Sugerimos ouvir os episódios #16 – Que cidade nós queremos? e o #08 – O mundo do Trabalho | E da casa da diarista, quem cuida?.


 

Projeto Querino: O podcast do Projeto Querino tem como objetivo mostrar como a História explica o Brasil de hoje. Dividido em oito episódios, a série tem como premissa lidar com uma história que talvez os ouvintes ainda não tenham ouvido, lido ou visto. Principalmente por que o projeto apresenta o conteúdo a partir de um olhar afrocentrado da formação do Brasil. Acesse aqui os episódios. 

 

Comentários

2022 - Instituto DiverCidades - São Paulo (SP) - Brasil - Tel: +55 (11) 2667-1127 - Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress